segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Marina Silva - PV 43 - candidata à presidência do Brasil


Maria Osmarina Marina Silva Vaz de Lima (Rio Branco, 8 de fevereiro de 1958) é uma política brasileira, ambientalista e pedagoga, filiada ao Partido Verde. Marina Silva se afastou recentemente das funções de senadora pelo Acre, devido às suas ocupações como candidata do Partido Verde à Presidência da República em 2010.

  • Aborto:
Marina Silva diz que, pessoalmente, é contra a legalização do aborto, mas, afirma que tem em mente, se for eleita, colocar em prática a proposta da criação de um peblicito (Votação popular) para decidir se a prática deve ou não ser legalizada. Para ela, esta é uma questão complexa que envolve muitos aspectos - étnicos, culturais, morais e religiosos - e que por isso, não pode ser tratado de forma simplória.
  • União de Homossexuais:
Marina Silva defende a mesma posição, nesta questão, que os outros presidenciáveis José Serra e Dilma. Para ela, a união civil deve sim ser legalizada, já a religiosa não. Ela afirma que a herança e os bens construídos em uma relação, homossexual ou não, deve ser repartida para ambos membros da relação. No vídeo da sessão "Aborto" deste especial, ela também comenta sua posição sobre esse assunto.

  • Maconha:
Com relação à legalização da maconha, Marina Silva defende a mesma posição do aborto: Ela não é a favor, mas propõe um peblicito para decidir, através do voto popular, se essa questão deve ser mesmo legalizada ou não. Em entrevista ao Painel RBS ela afirmou:
"Não sou favorável [à legalização da maconha]. Pessoas sérias são favoráveis porque acham que ajudaria a combater o tráfico de drogas. Mas, como não é uma decisão do Executivo, mas do Congresso, proponho um plebiscito para a sociedade decidir."

  • Deus:
Ex-católica, Marina Silva é cristã protestante. No primeiro programa eleitoral da candidata na TV, Marina disse que uma das formas de amar a Deus e amar ao próximo é lutar por um mundo melhor. Ela diz ser a favor do ensino do criacionismo nas escolas, porém, isso, segundo ela, só pode ser feito, se o evolucionismo também for ensinado, para que os jovens formem suas opiniões. No programa Roda Viva, questionada pelo Sérgio D'ávila, ela respondeu à pergunta de se ela iria orar antes de assinar planos e projetos; Segundo ela:

"Não me coloco como uma pessoa religiosa. O grande problema de Jesus foi com eles. Eu sou uma pessoa de fé. Hoje na Assembléia de Deus, fui católica por muito tempo e tenho respeito por todas as religiões, por quem tem crença, por quem não tem crença. O Estado laico favorece quem tem fé, quem não tem fé. Não vejo problema em ter um presidente que faça suas orações. Não sei se eles [presidentes anteriores] tinham coragem de dizer que faziam suas orações."
Para a revista internacional "The Economist", Marina afirmou que sofre preconceitos por ser evangélica:
"Eu tenho identificado isso nos últimos 13 anos em função da minha posição espiritual, o que é muito estranho, as pessoas parecem que a priori já querem te rotular, me parece aí sim um viés de preconceito religioso."


Créditos: Portal DT: www.portaldt.com


Um comentário:

  1. Essa é uma mulher de Deus; pecisamos de homens e mulheres de Deus representando o Brasil, mais que isso, pessoas que se importam verdadeiramente com o cidadão brasileiro e querem fazer a diferença.

    Vote consciente; Vote Marina presidente!

    ResponderExcluir